PHP :: Conexão com Banco de Dados usando arquivo .ini

Introdução

Uma forma da gerenciar conexões com banco de dados em aplicações php é utizar arquivos [ponto]ini, desta forma é possível abstrair as informações do banco tornando sua Classe ou arquivo de conexão totalmente agnóstico à essas informações.

O arquivo [ponto]ini

O arquivo .ini é simplesmente um arquivo de texto que guarda informações no formato chave = valor. Dessa forma nosso arquivo de conexão pode ter o seguinte formato:

host = localhost
name = dbname
user = db_username
pass = p4ssW0rd
type = mysql

No formato acima temos as informações triviais de acesso ao banco e mais um parâmetro que define o tipo do banco de dados, este pode ser usado para que a aplicação torne-se mais adaptável a mudanças e suporte vários tipos de bancos, e.g – mysql, psql, oracle, etc.

Lendo o arquivo

Para efetuarmos a leitura do arquivo o php dispões de uma função específica: parse_ini_file($file). Esta função recebe como parâmetro uma string indicando a localização do arquivo .ini que queremos ler. Sua utilização é demonstrada a seguir:

# read the .ini file and create an associative array
$db = parse_ini_file(“path/to/config-file.ini”);

/* now we can use the info in that file to create the appropriate, string connection, based on type,
or just using the other info */
$user = $db[‘user’];
$pass = $db[‘pass’];
$name = $db[‘name’];
$host = $db[‘host’];
$type = $db[‘type’];

Conclusão

Com isso temos uma forma bastante simples de gerenciar as informações de conexão com o banco, podemos criar vários arquivos e simplesmente mudar o parâmetro da função de acordo com necessidade. Alterações de informações como host do banco ou usuário e senha são completamente transparentes para a aplicação.